sábado, 12 de junho de 2010

FERNANDO SANTOS E FERNANDO VIEIRA



SENTIDA HOMENAGEM


FERNANDO SANTOS - Um amigo do ambiente.
FERNANDO VIEIRA - Um amigo que nunca fez mal a ninguém.


Naquela tarde a Freguesia de Novelas chorou a morte de mais um ente querido. O amigo da natureza, Fernando Santos "Chica" deixou para sempre o mundo dos vivos para aquilo que todos esperam. A Paz, a Felicidade e uma Outra Vida com tudo o que a vida na Terra não lhe proporcionou e na forma como passou os últimos dias entre nós.
Muito próximo a Freguesia de Novelas voltou novamente a chorar desta vez via partir Fernando Vieira – “Careca” Um amigo que nunca fez mal a ninguém.
Já algum tempo que Fernando Santos, procurava nos familiares e amigos um ombro para poder aliviar a angústia que sentia da vida. A sua dor transformada em Alegria caracterizava a sua difícil existência e que esteve também presente nos últimos momentos.
Por outro lado o Fernando Vieira tinha feito uma intervenção cirúrgica recentemente, e notava-se a sua decadência e a sua força em resistir, embora preferisse viver a sua dor sozinho.
Mas o que falhou? Porque é que a vida é tão cruel para algumas pessoas? Qual a força que comanda um destino tão ruim para algumas vidas? Tentar responder a estas perguntas não se afigura uma tarefa fácil. A vida humana e tudo o que a ela diz respeito, é o mais bem guardado mistério que existe.
O Fernando Santos foi uma pessoa sem sorte na vida, sem momentos felizes, sem uma oportunidade de mudar o rumo traçado por um destino tão amargo. Oriundo de uma família honesta e humilde, desde cedo este homem descobriu que o sonho de uma existência sem sobressaltos era apenas uma miragem.
Ambos, mostravam de um forma tão prematura a falta pelo carinho materno que perderam apesar de sempre apoiado pela sua família mas a verdade e que a vida fora com eles madrasta.
Mas porque é que a vida é feita de tanta má sorte e tanta injustiça? O que é que estes homens fizeram de errado para ter uma existência ultimamente tão desarranjada? É assim infelizmente o mundo em que vivemos. Por mais que se pense, que se tente achar uma explicação, nenhuma hipótese faz sentido. Nem a Filosofia consegue ser coerente nas soluções que encontra para alguns fenómenos que fazem parte do universo do Ser Humano.
Mas uma coisa é certa, os dois foram realmente diferentes da maioria de um povo, e morreram pobres, só porque nunca roubaram ninguém.
Aqui fica a sentida homenagem a dois homens que sempre tentaram encontrar a felicidade e só se depararam pela frente barreiras à realização desse desejo.
Apesar da vida lhe ser tão cruel, reconhecemos o seu trabalho inserido no Novelartecine em que Fernando Vieira, desempenhou o papel de Raia com momentos muito alegres e o Fernando Santos deixa-nos boas recordações com o seu conhecimento.

Na lápide onde descansa Fernando, foi colocado posteriormente pela família a frase que melhor correspondia a quem não o compreendia.
"O refugio dos fortes é a incompreensão dos fracos"!
Paz á sua alma.


Novelas