segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DVD - 47 "QUE BELA CAMARADAGEM”

31 DE JULHO DE 2010 QUE BELA “CAMARADAGEM”!


CONVIDADO ESPECIAL JOSÉ RAMALHO!
SE!.


Naturalmente que se os faraós do Egipto conhecessem as gruas, o aço e o betão, e se possuíssem ferramentas pesadas para construírem as pirâmides... elas não seriam certamente erigidas. Mas porque foi apenas se!
E ainda bem, pois elas lá continuam perdurando século após século.
Sorrio só de pensar que se Alexandre Magno, desfrutasse dum bom néctar, em Setúbal na casa Ermelinda de Freitas, ou então imagino como teria sido diferente a História, se Heródoto, Plínio o Velho, Marco Polo e Bernal Díaz del Castillo, tivessem por um acaso á sua disposição câmaras de filmar para registarem as suas vividas descrições históricas.


Oh! Os textos, o som, as cantigas, a música, a poesia e até as fotografias do momento, poderiam ter sido difundidos em tempo real, por todos os lugares da terra através da internet e hoje poderíamos deliciar-nos com esses momentos.
Tenho a certeza que seria um registo memorial.
Tudo seria diferente! Ufa!
Nem dá para imaginar.


Dalai Lama, também numa conferência este ano , disse: “ Depois, quando fores mais velho e olhares para trás, serás capaz de desfrutar de novo”.
Foi exactamente por tudo isso, que nos reunimos, sem bússolas; gruas; betão; técnicas modernas e tantas mais invenções, com um único objectivo. Manter um elo de ligação, de amizade, carinho e família, sempre com as mesmas convicções.


Não é um êxito, e sabemos no entanto que êxitos extraordinários, foram sem qualquer dúvida, a mais recente história no nosso país. “A Revolução de Abril”, e apesar de não sonharmos com sucessos, não é impeditivo neste sentido simplesmente pensar, que ainda há quem tenha princípios e defenda causas como, o conceito de Família hoje em vias de extinção, e sobretudo como existem Verdadeiros Amigos.


Neste sentido, reconhecemos e estamos muito agradecidos pelo que nos foi oferecido, a belíssima música, a poesia, e sobretudo uma noite fantástica, mesmo apesar de que às vezes nos queixamos de algumas insignificâncias…
Que não temos tudo o que queremos, ou que esta vida é “insuportável”.


Ou então bolas! Acabou a cassete de vídeo; o telefone não funciona; não vieram alguns convidados; estes sapatos estão apertados; o técnico de som não está no seu melhor; que raio de barulho; calem-me esse cão; ufa! Está um calor dos diabos.


Meus amigos, isso não têm importância nenhuma!
Ah! Mas ninguém dá atenção a tantas e tantas coisas agradáveis e maravilhosas…
Que lindo dia! e que bem canta aquele passarinho; que bela paisagem, até se vê o Sameiro; que bem cheiram estas flores; umm, mas que prato tão saboroso; que bom vinho e tão fresquinho, que linda música se tocou; que bonitas palavras proferidas pelas crianças; que bem te fica essa cor; ah, até desligaram a televisão!


E aqui transcrevo as palavras sábias do meu pai, que as proferia meio a brincar e meio a sério, enquanto lia as crónicas de Eduardo Prado Coelho. Devemos fazer por bem, sem nos preocuparmos com o mal, ou “Como quer que seja, estamos melhor que se estivéssemos pior”.
Não te preocupes, todos fazem e fizeram a sua parte. Não tentes mudar. Acabo de ler que até hoje “Se ninguém serviu, ninguém serve e então ninguém servirá”.


Posto isto digo finalmente. Que bela é a vida! E lembro António Feio. “TONI”, que nos transmitiu o grande prazer de viver sem nada por dizer.
Eu penso que todos participamos, como o temos feito ao longo deste ano, na UNICEPE; em MAFAMUDE; nos 80 anos do ZECA; na associação PADRE MÁXIMINO; no ATENEU; no café SOCIEDADE; no 25 de Abril em SANDIM; na nossa terra em NOVELAS; e em muitos outros locais.
Difundimos a música; a poesia a fotografia; defendemos a pobreza e a paz, por todos os lugares da terra e hoje fizemos, dissemos e sentimos uma noite muito AGRADÁVEL.


A nossa passagem por este mundo é muito curta. “Fazemos o que podemos... e o que nós permitimos que ela faça”.
Desculpem-nos mas não vamos deixar por dizer.
OBRIGADO AMIGOS, GOSTAMOS MUITO DE VOCÊS!

Reinaldo Meireles;
Luísa Meireles;
Miguel Meireles;
Bruna Meireles.


Novelas 2 de Agosto de 2010.